NOTÍCIAS

2ª Exposição Mulher Modelo: Líder no combate à violência

"Você não pode deixar para trás aquilo que foi. Eu trabalhei na colheita do fumo até os 20 anos. A bagagem também te ajuda a ser o que você é (...) Os pais não podem transmitir para os filhos as feridas que trazem. O adulto que é violento com os filhos tem a tendência a ser vítima no futuro."

Policial Civil em Carlos Barbosa há 20 anos, Regiane Cavalli Casagrande, 51, encontra no voluntariado uma maneira de tornar a sociedade um lugar mais justo e igualitário. A falta de tempo não é argumento para desistir. Com forte atuação, Regiane lidera como vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Condim), presidente da Associação dos Moradores do Bairro Planalto e zeladora de capelinha.

Regiane é modelo de líder nata. As mudanças significativas que promove são fruto de comunicação não-violenta, escuta atenciosa e muita ação. “Como é importante ouvir o outro lado da história. Muitas vezes faço o agressor contar muitos detalhes que ele normalmente não falaria para alguém que o acusasse. Eu não sou melhor que ninguém. A gente não pode deixar para trás aquilo que foi. A bagagem que trazemos também nos ajuda a enfrentar o mundo”, diz.

O trabalho frente ao Cartório da Mulher foi intensificado com o passar dos anos. Tudo iniciou em 2006, com a aprovação da Lei Maria da Penha. A cada ano, a rede de proteção, do qual Regiane faz parte, se torna mais preparada e especializada. Mesmo assim, em alguns momentos se sente impotente diante de situações socioculturais. “Me sinto muitas vezes enxugando gelo. As histórias se repetem. Se não com o mesmo companheiro, a mulher agredida vai ter problemas com o próximo. Ou ele com uma próxima companheira, por que o comportamento acompanha o caráter”, explica.

Um dos projetos do qual Regiane faz parte é o Condim Vai À Escola. Trata-se de um grupo de profissionais voluntários que conversam com os alunos. Junto a ela estão uma advogada, um psicólogo, um médico ginecologista e uma enfermeira. O objetivo é alertar sobre a violência, uso de drogas, sexualidade e abuso sexual. “Neste ano estamos iniciando o Condim Para Pais, com todos os pais de Educação Infantil. No final de 2019 uma diretora solicitou que a gente falasse com eles, principalmente por que há casos de crianças pequenas que mal sabem falar e já ofendem os colegas. Também há casos registrados de abuso de vulneráveis percebidos por professores”, destaca.

Com a experiência de quem já presenciou muitos casos de violência doméstica, deixa um recado de alerta: “não podemos transmitir para os nossos filhos as feridas que trazemos. Os adultos violentos têm a tendência de se tornarem vítimas de seus filhos.”

Exposição Mulher Modelo

Em 2019 iniciamos esse projeto que busca valorizar e divulgar o trabalho voluntário de moradoras de Garibaldi e região. A exposição é itinerante e pode ser apreciada em locais como Prefeitura, Câmara de Vereadores, Biblioteca, centros culturais e
educacionais.

CONTATOS

Escreva para nós

Your message has been sent. Thank you!

Localização