NOTÍCIAS

3ª Exposição Mulher Modelo: uma mulher de luta e força

Se o ambiente de lutas marciais pode soar como um espaço genuinamente masculino e onde homens são maioria, há quem quebre o óbvio e mostre que nada é impossível para uma mulher: basta persistir. Eliziane Smalti é lutadora de Muay Thai (luta marcial tailandesa), personal trainer, empresária, mãe e esposa. Se todas estas atividades já seriam suficientes para preencher qualquer agenda, Eliziane mostra que uma vida bastante agitada não serve como desculpa para quem quer ir além. Isso porque a empreendedora destina horas semanais a um projeto social que agrega saúde, educação e comprometimento para mais de uma centena de jovens de Garibaldi.
Trata-se do Projeto Pequenos Notáveis, em que crianças e jovens de 5 a 17 anos participam de diferentes oficinas de lutas marciais para ganhar mais autonomia e força no dia a dia. A ideia surgiu há mais de 10 anos quando ela e o marido, Adriano, implantaram um projeto que levava esporte para crianças do bairro Conceição, em Bento Gonçalves. “Eu cresci nesse bairro e sabia que existia carência para algumas crianças. Então combinei com a diretora da escola da comunidade e mantivemos o projeto por 8 anos”, conta. Ao se mudar para Garibaldi e decidir empreender com a academia Smalti Fight in Family, Eliziane percebeu que era hora de iniciar um projeto semelhante na cidade.
Por isso, ela está à frente do projeto Pequenos Notáveis com ambição de contemplar cada vez mais crianças e espalhar a solidariedade por onde atua. Ao todo, são mais de 130 alunos que ganham não somente aulas sobre o esporte, mas também recebem acompanhamento personalizado, muito carinho e atenção da família de Eliziane, que atua junto no projeto. As oficinas ocorrem na própria academia Smalti Fight in Family e na comunidade do bairro Fenachamp, de Garibaldi.
As oficinas do Projeto Pequenos Notáveis contemplam aulas de Muay Thai e Jiu Jitsu. Além destes dois esportes, há uma nova temática que vem se tornando cada vez mais importante: Defesa Pessoal. “Esta oficina é minha menina dos olhos. Atuamos ensinando às gurias técnicas de defesa justamente na faixa etária que elas mais precisam e estão mais vulneráveis, que é dos 13 aos 17 anos”, explica.
O projeto atua como uma importante ferramenta para o crescimento dos alunos dentro e fora dos tatames. Com o suporte da profe Lizi, como é chamada, as crianças aprendem a dividir, trabalhar em equipe, além de saber lidar com derrotas e vitórias. O projeto recebeu apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) de Garibaldi. “Tenho muito orgulho do projeto. As nossas crianças ganham em autoestima, se tornando mais seguras e destemidas. E a gente recebe em troca muito carinho de todos eles, além de saber que estão crescendo na vida”.
Exposição Mulher Modelo

Em 2019 iniciamos esse projeto que busca valorizar e divulgar o trabalho voluntário de moradoras de Garibaldi e região. A exposição é itinerante e pode ser apreciada em locais como Prefeitura, Câmara de Vereadores, Biblioteca, centros culturais e
educacionais.

CONTATOS

Escreva para nós

Your message has been sent. Thank you!

Localização