NOTÍCIAS

3ª Exposição Mulher Modelo: a professora que inspira

“Um dia, alguém apostou em mim. E hoje, eu quero apostar nas pessoas. Quero retribuir o que fizeram por mim lá atrás. Eu desejo que todas as mulheres reconheçam o seu potencial e lembrem que somos corajosas. E independente de maternidade ou casamento, que são escolhas individuais, que a mulher possa ser feliz com as suas escolhas de vida. Nós, mulheres, não precisamos que ninguém fique nos endossando nada: podemos acreditar em nós mesmas e sermos felizes com a nossa história e nossas escolhas”.

Cátia, a professora que inspira

Cátia Molinari Brum iniciou sua carreira de professora em 1994 para atender a dois chamados importantes. Um deles diz respeito à vontade de olhar individualmente para crianças com dificuldades de aprendizado, e tentar facilitar a vida escolar delas ao contribuir para a formação de uma sociedade melhor, com indivíduos mais capacitados e educados. O outro chamado é extremamente pessoal: a mãe de Cátia, Lidovina (in memoriam) desejava ter uma filha professora. E Cátia, a quarta dos cinco filhos da família, entrou para o magistério movida pela crença de que era capaz. Atualmente, Cátia, que ocupa o cargo de Secretária de Educação, Cultura e Desporto de Boa Vista do Sul, tenta replicar o exemplo de olhar pelo próximo com empatia e cuidado. “Eu sou a filha da Lidovina que virou professora porque alguém apostou em mim. E hoje, eu quero apostar nas pessoas”, explica.
O olhar atento ao próximo estimulou Cátia a seguir no magistério e também estar sempre envolvida em causas humanitárias. Isso porque é uma das responsáveis por organizar um grupo de voluntários que faz a diferença na comunidade de Garibaldi. O Grupo Amigos tem a articulação de mais de 50 pessoas que destinam ajuda a famílias que enfrentam momentos difíceis.
A iniciativa começou em 2016, quando Cátia acompanhou o drama de uma família garibaldense que enfrentava doenças graves na família e, muito rapidamente, não contava mais sequer com comida em casa. “Uma família que vivia bem financeiramente adoece e, com problemas graves de saúde, não tem dinheiro nem para pagar a conta de luz. Eu pensei: quem ajuda essas pessoas? Isso me inquietou”, conta. Ela pediu colaboração dos amigos nas redes sociais para organizar uma ceia de Natal à família. A repercussão na comunidade foi tão grande que essa ajuda pontual passou a endossar um projeto que ultrapassaria as fronteiras da solidariedade.
A quantidade de alimentos arrecadados serviu para ajudar mais pessoas em situação de vulnerabilidade. E, desde então, o Grupo Amigos não só destina esse tipo de suporte para as famílias que precisam, mas também fornece acompanhamento e muita amizade. “Nos colocamos na condição de amigos mesmo”, define. Em 2018, Cátia esteve à frente na recepção e acolhimento de venezuelanos que desembarcaram em Garibaldi em busca de uma vida melhor. Junto dos colegas do grupo, buscou moradia e trabalho para que prosperassem por aqui. Com o suporte dos amigos, o desfecho da história é feliz: todos seguem empregados e com raízes formadas na Serra Gaúcha.
Além de ser voluntária neste grupo, Cátia é psicopedagoga e atende sem custo, em seu consultório, algumas crianças com dificuldades de aprendizagem, cujos pais não podem custear acompanhamento profissional. Tamanha dedicação em ajudar ao próximo resulta em uma troca benéfica para ambos, e Cátia garante: “Eu ganho muito mais do que dou. Eu sou muito grata por poder ajudar porque isso sempre retorna para nós em forma de saúde, vida, conquistas e grandes amizades”.

Exposição Mulher Modelo

Em 2019 iniciamos esse projeto que busca valorizar e divulgar o trabalho voluntário de moradoras de Garibaldi e região. A exposição é itinerante e pode ser apreciada em locais como Prefeitura, Câmara de Vereadores, Biblioteca, centros culturais e
educacionais.

CONTATOS

Escreva para nós

Your message has been sent. Thank you!

Localização