NOTÍCIAS

2ª Exposição Mulher Modelo: Uma vida dedicada a salvar vidas

“Nos Bombeiros enfrento situações em que preciso deixar de lado a emoção (...) Sempre vai existir um trabalho voluntário precisando de pessoas. Se a pessoa não consegue trabalhar como bombeiro, tem várias outras atividades que precisam de voluntários.”

O uniforme vermelho e a possibilidade de salvar vidas sempre atraiu a garibaldense Neura Orlandi, 54. A oportunidade surgiu na fundação da corporação, em 1980. Após um período afastada, retomou as atividades em 2002 e nunca mais parou. É a única mulher remanescente das 15 inscritas que iniciaram naquela época.

O Corpo de Bombeiros de Garibaldi é composto por 36 voluntários e 14 efetivados. Dos 2.100 registros anuais, os mais frequentes são procedimentos clínicos e acidentes de trânsito em Garibaldi e Coronel Pilar.

O trabalho de Neura consiste na limpeza das instalações, check list de materiais e organização de cursos de cadetes mirins. Geralmente são quatro plantões de 12 horas a cada mês. “Atendemos todos tipos de ocorrências. São coisas que as pessoas não gostam de ver. Enfrentamos situações em que precisamos deixar de lado a emoção. Gosto de conviver e ajudar as pessoas, por isso estou aqui”, reflete.

Neura ama o que faz e a alegria é nítida cada vez que fala da profissão que escolheu. Nem mesmo os trotes que recebem por telefone tiram o prazer do trabalho. Os Bombeiros são uma irmandade. “Sempre fui tratada como muito respeito pelos homens da corporação. É um trabalho feito por amor. Fazemos treinamentos e simulações constantes para quando chegar a hora, poder prestar o melhor atendimento possível nas ocorrências. Eu adoro o que faço”, diz.


Exposição Mulher Modelo

Em 2019 iniciamos esse projeto que busca valorizar e divulgar o trabalho voluntário de moradoras de Garibaldi e região. A exposição é itinerante e pode ser apreciada em locais como Prefeitura, Câmara de Vereadores, Biblioteca, centros culturais e
educacionais.

CONTATOS

Escreva para nós

Your message has been sent. Thank you!

Localização