Entenda porque o vidro se quebra tão facilmente

Decoração

27-fev-2018

A fragilidade do vidro é facilmente comprovada quando um copo ou vaso escapam por entre nossos dedos e se partem em mil pedaços ao tocar o chão. Isso ocorre porque a ligação entre as moléculas de dióxido de silício, carbonato de sódio e carbonato de cálcio (que formam a essência desse material) é completamente desordenada, facilitando múltiplos rompimentos.


O impacto da queda provoca uma energia maior que a força dessas ligações entre os elementos do vidro. Mais do que isso, ele se rompe nos exatos locais onde as conexões entre as moléculas daquele objeto estão mais frágeis.


Sólido ou liquido?


Ter partículas extremamente ordenadas é uma característica fundamental dos sólidos. É isso que os deixa com formato definido e boa resistência. Nenhuma dessas características é observada no vidro. É por isso que cientistas discutem até hoje se ele é um líquido de altíssima viscosidade ou um sólido sem estrutura cristalina.


O fato inegável é que, líquido ou sólido, ele é um material extremamente importante e que facilita nossa vida em inúmeras ocasiões.


Newsletter

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades.