Portas de vidro: qual a melhor escolha para cada ambiente?

Arquitetura, Design de Interiores, Decoração

27-jun-2018

Seja em casas, prédios residenciais ou prédios comerciais, as portas de vidro estão ganhando cada vez mais espaço em construções modernas. A elegância e a suavidade dessas peças, combinadas com as infinitas possibilidades de personalização, permitem a sua utilização tanto em áreas internas quanto externas.

Outro fator que contribui para sua utilização é a neutralidade, ajudando na hora de combinar decoração e mobília. A facilidade de limpeza é outro fator determinante para quem tem um estilo de vida cada vez mais corrido.

Os modelos vão muito além da tradicional porta de abrir. Contudo, a versatilidade de modelos é tão grande que que às vezes é difícil escolher qual delas se adapta melhor ao espaço e a estética de cada ambiente. Por isso, resolvemos explicar um pouco mais sobre os tipos de porta disponíveis no mercado hoje:

De abrir

Esse tipo de porta é utilizada normalmente como substituição das tradicionais portas de madeira em academias, edifícios, clínicas e restaurantes. Trazem um visual mais clean do que outros materiais. Para evitar possíveis acidentes, a porta de vidro de abrir pode ter uma mola hidráulica para funcionamento.

De correr

Ideal para espaços pequenos, já que ocupa pouco espaço e, dependendo do tipo de instalação escolhida, o vão de abertura é bem mais aproveitado. Além disso, esse tipo de porta integra ambientes com mais facilidade. A cozinha, por exemplo, pode ser integrada à sala de jantar durante ocasiões especiais. 

Stanley

Esse tipo de instalação permite aberturas maiores. Em caso de 5 folhas de correr, por exemplo, o vão pode ficar até 80% aberto. Também por isso, sua utilização requer um pouco mais de cuidado. Nesse caso, recorrer a um profissional da área e entender os prós e contras de cada tipo de porta de correr é fundamental.

Boomerang

Com um acabamento mais requintado, esse tipo de porta possui um custo mais elevado que as demais. São muito utilizadas por quem quer um acabamento luxuoso em sua casa. Apesar doo isolamento acústico e térmico da instalação deixa a desejar, ela vale a pena.

Pivotante

Portas pivotantes costumam ser utilizadas na entrada principal da casa ou apartamento. Dessa forma, é possível utilizar uma porta de abrir larga, dando mais requinte e espaço de passagem na entrada principal.

Camarão

As portas camarão surgem como a solução ideal para pequenos espaços. Ela é ótima para corredores, lavabos e banheiros, mas é coringa para qualquer outro ambiente. Contudo, sua instalação não é tão simples de manusear e requer bastante atenção na manutenção. 



Newsletter

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades.